como desenvolver competencias em sala de aula
Josinaldo Sardinha da Silva
Barra do Corda – MA
Abril 2014
Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP
Curso: Educação Física
Disciplina: Base na Fisiologia Humana
Resistência a Insulina, Síndrome metabólica e Pico de Sulina
INTRODUÇÃO
A resistência insulínica é uma das principais causas da síndrome metabólica. A síndrome metabólica é uma combinação de vários fatores, que juntos que vão determinar o aumento de risco de problemas cardiovasculares em uma pessoa. Fazem parte desta síndrome: o aumento dos níveis de colesterol ruim e triglicérides, elevação da pressão arterial, diabetes e aumento da obesidade abdominal.
Para diagnosticar a resistência insulínica é importante uma avaliação médica com exame físico além, da dosagem de glicose e insulina no sangue. Quanto mais cedo for identificada, maiores são as chances de combatê-la com bons hábitos alimentares, controle de peso e prática de exercícios.
Síndrome metabólica é a designação atribuída a um conjunto de fatores de risco ou valores analíticos que condicionam um grande aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares e/ou Diabetes mellitus tipo II. s causas do desenvolvimento da síndrome metabólica são complexas e não se encontram ainda completamente esclarecidas. Um rastreio dos fatores iniciais, numa grande proporção dos doentes, aponta para uma dieta desequilibrada aliada a um estilo de vida sedentário como os principais fatores de risco para o desenvolvimento da síndrome.
O principal e mais eficaz “tratamento” para a síndrome metabólica e complicações associadas passa por uma importante mudança nos hábitos de vida, nomeadamente uma alimentação mais saudável e prática de exercício físico regular com perda do excesso de peso, e deixar de fumar. Como os factores encontram-se interligados, a melhoria de um dos aspectos da