Como definir a ciência moderna ?
Como Definir a Ciência Moderna ? A ciência é definida como uma atividade com 6 características básicas :
1º Forma sistemética , da organização do conjunto de leis .
2º Definição de metodos de investigação.
3º Redução de fenômenos a um nível ( ontologicamente mais básico ).
4º Objetividade ( sentido de ser controlável , reproduzível ).
5º Claridade das leis e teorias.
6º Incompletude e faibilidade do conhecimento. A ciência tem o modo de obtenção de conhecimento que formulam teorias gerais e leis universais , que explicam fenômenos da realidade. Os problemas antológicos da psicologia.
O grupo que leva à frente o projeto de constituição da psicologia como ciência são os de natureza ontológica.
1) Da natureza inquatifiável do objeto da psicologia - Um dos vetos Kantianos diretos à psicologia se refere à possibilidade.
2) Da impossibilidade de o sujeito ser ao mesmo tempo objeto - Um dos vetos Kantianos diretos à psicologia empérica no prefácio dos Princípios.
3) Da invisiabilidade do fenômeno psiquico-impossível realizar uma analise e síntese do fenômeno psiquico . Não pode considerá-los seprados , como elemento , porque forma uma totalidade em que as partes não podem ser separadas e nem combinadas.
4) A psicologia não pode ter o mesmo método das ciências naturais- Como o objeto da psicologia é de natureza diversa do objeto das ciências naturais , requerindo um método próprio de investigação.
5) O objeto da psicologia deve ser o sentido da experiência consciente - É a tese da psicologia humana em que pretende continuar a ultilizar métodos para a investigação desse novo objeto , em conjunto com outros , idiográficos.
6) O ser humano é dotado de autonomia- Coloca em cheque sua condição de ciência moderna . Para a maioria do pensamento ocidental e contemporâneo , o ser humano é dotado de nível de auto-determinação , seria fonte de atividade do universo e nao um objeto