Como criar um fabrica de gelo
Apresentação
A partir da análise das necessidades das pessoas em ter gelo em quantidade, e que atendessem em tempo adequado seus objetivos de resfriar produtos, criou-se a fabricação de gelo.
Meses de muito calor e época de festas, ou seja, de dezembro a março, são os mais movimentados em uma fábrica de gelo. No inverno, a queda nas vendas chega a 70%, o que exige uma boa administração para não ficar no vermelho. É recomendável instalar a fábrica em vias movimentadas, com facilidades para estacionamento. Disposição para trabalhar além do horário comercial, inclusive nos fins de semana e feriados, é condição básica para o empreendedor do ramo. A fábrica pode fornecer para postos de combustível e outros varejistas ou vender direto para empresas que compram em grandes quantidades. O gelo comum pode ser feito com água de torneira. Já o comestível, usado em bebidas, tem de ser produzido com água potável. Mais orientações podem ser obtidas na Associação Brasileira das Indústrias de Gelo - Abigelo, tel. (11) 5585-0852.
Mercado
A concorrência das grandes empresas é forte e, em algumas épocas do ano, a fábrica trabalha com uma certa ociosidade, já que, uma das características desse mercado é a sazonalidade, ou seja, no verão a oferta fica muito aquém da demanda, o que não ocorre no inverno.
Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial ao sucesso de seu negócio.
A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.
Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.
Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar.
Analisar o potencial do mercado onde será