Como conviver com as diferenças
O Brasil é formado de misturas por povos que possuíam diferentes formas de viver e de se relacionar.
Desde o período da colonização onde os indígenas que viviam no país foram obrigados a abandonar seus costumes, vestimentas, alimentação, religião e idioma. Pois, os europeus acreditavam que seus hábitos eram melhores que os dos índios.
Com a vinda dos negros para o Brasil essa mistura se tornou ainda maior, porém a diversidade não era bem vista, já que os povos não se misturavam e eram divididos pela classe social, raça e cor da pele.
Assim como mostra a charge acima onde os negros e animais compartilham o mesmo valor na sociedade.
Infelizmente ainda é possível conviver com a herança dessa época , pois apesar do Brasil ser uma país povoado por diversas raças, algumas pessoas ainda se julgam superiores a outras por serem branca ou por possuírem uma melhor condição financeira. No entanto devido a leis contra o racismo este preconceito é velado, o que cria na população uma falsa sensação de respeito à diversidade.
2-Diversidade Cultural
Sabe-se que cultura é conjunto de hábitos, costumes, valores, organização social, ou seja, aspectos que determinam a identidade de um povo.
Como exemplo o fato da poligamia ser permitida em alguns países e proibida em outros, são realidades extremamente diferentes, mas, porém uma não é melhor do que a outra.
Porém existem pessoas, povos e culturas que julgam o seu modelo de sociedade como o único correto, negando os outros onde apenas seus costumes, modelos e valores devem ser seguidos.
Assim como mostra a imagem acima onde as duas mulheres julgam a cultura da outra a partir da sua.
3-Diversidade Lingüística
Em um país tão grande e rico em misturas culturais é natural que as pessoas falem de formas diferentes como, por exemplo, o uso do r que no interior de São Paulo que é retroflexo como em porta e viajar. Há também a diferença na nomenclatura de alimentos ,objetos e lugares como a