Como construir marcas fortes
| | Transcrisão do vídeo aula do professor Philip Kotler sobre construção da identidade de uma marca.
Compradores podem escolher entre múltiplos vendedores. Aqueles que os compradores não sabem que existem imediatamente desaparecerão de seu consciente, mesmo que só o nome do vendedor seja conhecido, isso não ajudará muito. O comprador deve reconhecer o significado da marca.
No outro extremo estão os vendedores cujos nomes todos conhecem e respeitam. Na verdade, as dez melhores marcas do mundo são a Coca-Cola, Marlboro, Nescafé, Kodak, Microsoft, Budweiser, Kellog´s, Motorola, Gillette e Bacardi.
Meu nome é Philip Kotler, sou professor de marketing na Escola Kellogg de pós-graduação em marketing da Northwestern University.
Venho estudando marketing há vários anos, tanto seus aspectos científicos como seu emprego na prática e seu lado artístico e quero compartilhar com vocês algumas das coisa que estão acontecendo hoje em um mercado competitivo.
MARKETING TOTAL – A ARTE DE DESENVOLVER UMA MARCA
O problema do vendedor é passar de desconhecido para uma marca muito conhecida na mente do mercado-alvo. Isso exigirá muito investimento mas valerá a pena a longo prazo. As duas etapas são o posicionamento em termos de valor e depois o desenvolvimento da marca. O problema da companhia é criar uma posição para a sua marca na mente do cliente. É assim que ele saberá o que você representa, o que você promete e o que ele pode esperar de você. Mas a imagem da marca é influenciada por outros fatores além do seu trabalho na empresa, na área que chamamos de identidade da marca. Por exemplo, a imagem da marca também é afetada pela experiência do cliente. Ela será afetada pelos comentários das pessoas. Assim, sua marca ocupará uma posição na mente do cliente e sua tarefa é fazer com que seja a posição correta para você. A marca de uma companhia precisa prometer algo e oferecer algum benefício. Damos a isso o nome