Como combater pragas
Se ervas daninhas brotarem, a melhor forma de removê-las é manualmente. Evite agrotóxicos, principalmente se tiver ervas de uso culinário.
Se lagartas aparecerem no vaso ou em jardins pequenos, podem ser removidas manualmente, não se esqueça de usar as luvas e faça inspeções diárias. Mas se o jardim for grande, existem algumas receitas caseiras que podem ser utilizadas, são receitas fáceis de fazer, além de uma bela terapia:
BATIDA DE ALHO: Protege contra brocas, cochonilhas, ácaros, pulgões, lagartas e ferrugem. Macere um dente de alho e acrescente 1 litro de água fria, deixe descansar por 12 horas, coe e já pode pulverizar.
CHÁ DE CAMOMILA: Revitaliza plantas fracas. Coloque as flores de camomila em um vidro e despeje água fervente, tampe por 5 minutos e coe. Pulverize.
HORTELÃ: Repele insetos, inclusive formigas. Coloque uma porção de hortelã em uma panela com 1 litro de água e deixe ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Depois de esfriar é só pulverizar. É ótima para plantar em bordaduras de canteiros.
PIMENTA: Repele todos os insetos, principalmente cochonilhas e pulgões. Macere a pimenta e cubra com 1 litro de água fria, deixe descansar por 24 horas. Coe o líquido e já pode pulverizar. Cuidado para não colocar os dedos nos olhos.
FOLHA DE TOMATEIRO: Elimina pulgões. Coloque uma porção de folhas e talhos de tomateiro em uma panela com 1 litro de água e deixe ferver. Espere esfriar, coe e pulverize.
CALDA DE FUMO DE CORDA: Contra cochonilhas, pulgões, larvas e ácaros.
Pique 5 cm de fumo de corda e deixe de molho em 1 litro de