Como catequizar
Catequizar é a ação coordenada que objetiva o anúncio do Reino de Deus e se expressa no testemunho pessoal e comunitário, através da vivência da fé, da esperança e do amor.
Catequizar a criança é educá-la em valores para a vida, para o amor e para a paz. Catequizar a criança é acolher, é orientar, é animar, é estar pronto, é servir, é acarinhar, é colaborar, é amar.
Todos somos responsáveis pelas crianças. De maneira especial a família, os professores, os catequistas e os Sacerdotes são os que mais diretamente são responsáveis pela catequização e formação delas.
A educação da criança é total. É a partir do que a cerca que ela vai aos poucos sentindo,vendo, ouvindo e aprendendo a ser ela mesma. Por isso o cuidado, a sensibilidade, a bondade e o amor são de importância fundamental para a criança. Ela aprende não tanto pelo que dizemos, mas muito mais pelo que somos e pelo que fazemos.
A catequização da criança é uma ação comunitária onde os pais, os avós, os professores, os catequistas, tem uma enorme influência na formação da criança. Todos os que são chamados para colaborar na formação da criança são chamados a fazê-lo na construção de um caminho no qual viver é amar . Amar a Deus, amar os seres humanos, amar a natureza, amar os animais.
Ao catequizar as crianças é necessário e muito importante conhecer as características individuais de cada uma e entender as situações que influenciam seu desenvolvimento integral.
Já desde a gestação, e nos primeiros anos da vida, a criança experimenta, associa a mãe , ao pai, às pessoas com as quais convive e ao ambiente , as mais variadas sensações:
- proteção ou abandono
- bem querer ou mal querer
- ser mais uma ou ser única, faz o registro afetivo em si de todo o clima familiar.
Até os 6 anos, a criança ainda não é capaz por si mesma de se conduzir, então neste período , os adultos estabelecem as normas de comportamento para elas.
Sabemos que há uma relação do desenvolvimento humano com a fé. Esta