Como Calcular O VPL
Criado por PT_Test
2 Partes:Calculando o VPLUsando a equação para o VPL
No mundo dos negócios, o valor presente líquido (ou VPL) é uma das ferramentas mais úteis disponíveis para a tomada de decisões financeiras. Geralmente, ele é usado para estimar se certa compra ou investimento vale mais a longo prazo do que apenas investir uma quantidade equivalente de dinheiro no banco. Embora seja muito usado no mundo das finanças corporativas, pode ser aplicado também no dia a dia. Geralmente, o VPL pode ser calculado como a soma de (P / (1 + i)t) - C para todos os valores inteiros positivos até t, onde t é o número de períodos de tempo, P é sua entrada de caixa, C é seu investimento inicial e i é sua taxa de desconto. Para obter uma explicação detalhada, veja o passo 1 abaixo!
1
Determine qual o seu investimento inicial. No mundo dos negócios, as compras e investimentos costumam ser feitos com o objetivo de gerar dinheiro no longo prazo. Por exemplo, uma empresa de construção pode comprar uma escavadeira para que possa aceitar projetos maiores e ganhar mais dinheiro ao longo do tempo do que se tivesse guardado o dinheiro e feito apenas projetos pequenos. Esse tipo de investimento geralmente tem um custo inicial único e, para começar a calcular o VPL dele, deve-se identificar esse custo.
Por exemplo, imaginemos que você opere uma pequena barraca de limonada. Você está pensando em comprar um juicer elétrico para seu negócio que economizará tempo e esforço, comparando com o processo de extração de suco manual. Se o juicer custar R$100, esse valor é seu investimento inicial. Com o passar do tempo, esse investimento inicial, se tudo der certo, permitirá que você faça mais dinheiro do que faria sem ele. Nos próximos passos, você usará seu investimento inicial de R$100 para calcular o VPL e determinar se "vale a pena" comprar o juicer.
2
Determine um período de tempo para analisar. Como já foi dito acima, as empresas e as pessoas fazem investimentos com o