Como as organizações de pequeno e médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Atividade: 5.2.1/5.2.2
Título: Como as organizações de pequeno e médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Aluno: Luiz Filipe de Paula Machado Guerra
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: GPTEAD_T0026_1113
Introdução
O Gerenciamento de Projetos tem ocupado uma dimensão cada vez mais relevante nas empresas, inclusive as de pequeno e médio porte (PME), na concretização da visão de futuro e dos objetivos estratégicos e na implementação de escopos mais condizentes com a percepção das partes envolvidas e interessadas, dos recursos e requisitos mercadológicos e técnicos.
Tal procedimento, voltado para a otimização de processos administrativos, vem ganhando significativa importância frente ao contexto de mudança e ao elevado nível de qualidade, competitividade, evoluções tecnológicas e transformações políticas e econômicas. Frente a isso as empresas tiveram que planejar e melhorar suas estratégias, para que obtivessem melhores resultados e lucros.
Será demonstrado como a disciplina poderá ser aplicada em empresas de pequeno e médio porte, expressando os ganhos obtidos com a utilização das técnicas de gerenciamento de projetos.
Modos e meios de implantação
No planejamento de um projeto deve ser usado como referência o PMBOK (Project managemenet body of knowledge ou Corpo de conhecimento do gerenciamento de projetos) que é um manual com os melhores métodos e práticas em projetos.
O profissional responsável por colocar esses métodos em prática é o gerente de projetos, cuja função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificando seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas, por meio dessas fases:
1ª - Iniciação – define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto
2ª - Planejamento – é interativo de definição e refinamento de