Como as empresas podem contribuir para o aumento da competitividade brasileira?
O crescimento econômico do Brasil e o desenvolvimento da sociedade estão diretamente relacionados com uma ótima capacidade empreendedora. O Brasil necessita mais do que fazer alto investimento de recursos e alto esforço do governo em prol do desenvolvimento das organizações. Incentivar a cultura do empreendedorismo é de suma importância, evidenciando o potencial empreendedor de seus cidadãos, através da educação, e assim contribuindo para o aumento da competitividade brasileira.
A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objetivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.
A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado.
Todo Brasileiro nasce com o potencial empreendedor dentro de si, mas isso não será descoberto caso não lhe seja dada a oportunidade de ter uma boa educação! Uma educação de qualidade seria fundamental para dissipar essa visão negativa que as pessoas, em geral, têm sobre o empreendedorismo, além de potencializar e incentivar as pessoas que já estão no caminho certo.
E qual a melhor forma do cidadão assimilar seu lado empreendedor? Não há forma melhor para isso, do que praticando! Não podemos ficar presos à teoria! É necessário, realmente, ir a campo, fazer networking e praticar. O método tradicional jamais deverá ser deixado de lado! Palestras e workshops, por exemplo, são de grande valia para que cada cidadão descubra a sua veia empreendedora.
O Brasil jamais terá um desenvolvimento econômico de excelência, caso não tenha um empreendedorismo