COMO AS CELULAS OBTEM ENERGIA A PARTIR DOS ALIMENTOS
A quebra de Açúcares e Gorduras
As células animais produzem ATP de duas maneiras. Em uma ,etapas específicas em uma série de reações catalisadas por enzimas são diretamente acopladas à reação energicamente desfavorável ADP+Pi>>ATP. As reações necessárias para conduzir esse processo oxidam moléculas de alimento, O segundo processo nas mitocôndrias e utiliza energia de moléculas carreadoras ativadas para conduzir a produção de ATP. Essas reações produzem tanto ATP quanto as moléculas carreadoras ativadas que conduzirão a produção de quantidade muito maiores de ATP nas membranas da mitocôndria.
AS MOLÉCULAS SÃO QUEBRADAS EM TRÊS ESTÁGIOS
Primeiro processo: de quebra das macromoléculas em moléculas menores. O processo de quebra deve agir sobre alimentos chegados do exterior,porém não sobre as macromoléculas no interior da célula. O processo 1 ( quebra) ocorre no meio extracelular ou no lisossomo.
Após o primeiro processo, as pequenas moléculas orgânicas entram no citosol, onde sua oxidação gradual começa.
No estágio 2 do catabolismo, uma cadeia de reações chamada de glicólise converte cada molécula de glicose em duas moléculas menores de piruvato. Durante a formação do piruvato, dois tipos de moléculas carreadoras ativadas são produzidas-ATP e NADH. Lá cada molécula de piruvato é convertida em CO2 mais grupamento acetil de dois carbonos: esse agrupamento acetil então se anexa à coenzima A(COA), formando acetil-COA, outras duas outras moléculas são ativadas.
Grande quantidade de Acetil-Coa é também produzida pela quebra em etapas e pela oxidação de ácidos graxos derivados das gorduras. Os ácidos graxos são carregados na corrente sanguínea, importados pelas células e então deslocados para as mitocôndrias para a produção de acetil-COA.
O estágio 3- quebra oxidativa das moléculas ocorre inteiramente nas mitocôndrias.
Como o grupamento Acetil-COA está ligado à coenzima A por uma ligação de alta energia , ele é