Como as 4 ondas tecnológicas podem transformar o mundo em que vivemos
06 de janeiro de 2014 por Cezar Taurion
Com a rápida evolução tecnológica e a convergência de quatro ondas, como a mobilidade, plataformas sociais, big data e cloud computing (além da Internet das Coisas) estamos vivenciando um processo de transformação digital em praticamente todos os setores de negócio. O mundo está cada vez mais inter-relacionado e complexo; as crises econômicas estão mais impactantes, e as demandas cada vez mais exigentes do mercado, que cria uma pressão muito grande nas empresas. O ambiente de negócios está acelerado e volátil. A tecnologia já é amplamente usada há décadas, mas de maneira geral, na maioria das empresa, ela é voltada para dentro, concentrada nas melhorias de eficiência e produtividade.
A Internet, a mobilidade e as plataformas sociais estão mudando este cenário. Manter vantagem competitiva significa muitas vezes ter que se reinventar. E em velocidades cada vez maiores. As tradicionais práticas de se testar um novo serviço ou produto, em um local restrito e especifico, já se mostram inviáveis, pois devido às tecnologias de mobilidade e plataformas sociais, se disseminam em minutos. Manter segredo destes testes é quase impossível.
Isso obriga as empresas a serem cada vez mais transparentes e a se voltarem para fora: criar novas proposições de valor e novas experiências para seus clientes, muitas vezes transformando seus próprios modelos operacionais e de negócio. É o que podemos chamar de transformação digital.
O deslocamento do eixo do poder sai das empresas e vai para o cliente. Ele tem acesso a todas informações sobre o produto, pode consultar ofertas de preço da concorrência em tempo real e decide na maioria das vezes influenciado pelo seu círculo de relacionamentos acessado instantaneamente nas plataformas sociais. A própria marca perde bastante da sua força.
A mobilidade permite que o cliente esteja conectado todo o tempo e surge até o