Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Neste trabalho pude conhecer e entender a função social da escola de ontem e de hoje, que antes era oportunizada apenas aos homens e mais favorecidos financeiramente, ou seja, as mulheres e os empregados, dificilmente eram alfabetizados. Foi destacado, ainda a importância da democracia como valor e como processo e a valorização da cultura para que haja respeito para com todos os envolvidos.
Palavras-chave: conhecimento; democracia; aprendizagem; cidadania; sociedade.
O estudo do módulo I proporcionou-me momentos interessantes sobre: Porque é importante conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo, Como fica a escola na sociedade do conhecimento, O que a escola tem a ver com a democracia, como a Escola e a sociedade se articulam, Escola e Cultura: que tipo de relação é esta?, onde pude aprofundar meus conhecimentos sobre a função social da escola através de reflexão junto ao grupo de estudo onde pudemos fazer algumas discussões procurando analisar sua missão como instituição social.
Sabendo-se que na antiguidade o ensino era direcionado apenas aos homens e com poder aquisitivo elevado, cabe-nos fazer aqui um acompanhamento da evolução do ensino no decorrer dos anos. Num primeiro momento da humanidade, o homem tinha a prioridade de sustentar a casa, parte-se do pressuposto que é devido a isso que somente eles tinham acesso á educação, contudo, não necessitava de instrumentos sofisticados ou de alta tecnologia. Á época da Revolução industrial, a situação começa a ser modificada e a produção em série leva os indivíduos a se esforçarem para dominar as máquinas e essa ação demanda um maior tempo de especialização. No terceiro momento, a partir de meados do século XX com as mudanças nas características centrais da sociedade em relação aos ciclos econômicos, aos avanços da tecnologia e nos meios de comunicação, as informações que se acumulam e se modificam de