COMO ARTICULAR A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COM AS ESPECIFICIDADES E AS DEMANDAS DA COMUNIDADE
Progestão: Ensaio – Módulo I.
Laelia Lopes Silva Este ensaio tem por objetivo apresentar as reflexões de um estudo realizado sobre a função social da escola. Para tanto, destaca a importância de se conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo, a relação da escola com a sociedade do conhecimento, com a democracia e com a cultura. E na conclusão destaca a importância destas reflexões para o exercício da função de Técnica de Avaliação.
Palavras-chave: papel da escola, sociedade do conhecimento, democracia, articulação.
A função social da escola é um tema discutido por vários autores da educação, todos concordam que sua função não é estática, pelo contrário, acompanha as transformações da sociedade ao longo da história, neste ensaio será apresentado os resultados do estudo realizado sobre o Módulo I do Pro gestão.
Para tal estudo foi utilizado a seguinte metodologia, no primeiro momento foi realizada uma leitura de todo o módulo, no segundo uma leitura reflexiva de cada unidade acompanhada da leitura de textos e livros complementares, como constituição Federal, a LDB e textos de José Carlos Líbano, O Taiza Romanelli dentre outros, no terceiro o registro dos pontos principais de cada unidade, e por último a produção deste ensaio.
O estudando da primeira unidade propiciou uma reflexão sobre a importância de se conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo. Percebeu-se que mesmo quando a escola cumpre a sua tarefa básica de possibilitar o acesso ao saber, sua função social dependendo contexto histórico-social, econômico e cultural que está inserida. A escola do passado tinha a tarefa de transmitir às novas gerações o conhecimento sistematizado e as normas de convivência, era uma escola excludente, onde poucos tinham acesso. Na história da educação brasileira, vê-se que somente a partir das décadas de 20 e 30 é que as coisas começam a mudar, quando