Como Analisar Narrativas
Inicialmente, deve-se saber que toda narrativa possui elementos básicos sem os quais não se pode existir. São os elementos da narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador que serão vistos detalhadamente no decorrer deste trabalho. A arte de narrar acompanha o homem desde sua origem, afirma Gancho.
Entretanto, há diferentes tipos de textos dentro do gênero narrativo. O gênero é definido de acordo com sua estrutura, estilo e recepção ao leitor. As definições de gênero mais usuais são: épico, lírico e romance. O primeiro se refere à ficção estruturada sobre uma história. O segundo às poesias. E o terceiro à arte teatral.
Dentro dos gêneros mencionados estão os tipos de narrativas que serão vistos e explanados segundo as considerações de Gancho. O primeiro é romance que é uma narrativa longa, com um número considerável de personagens, além de conflitos, tempo e espaço mais dilatados. Já a novela é um romance mais curto podendo ter igual ou menos personagens, mas as ações são mais velozes.
Muito se difere das novelas da televisão em sua estrutura.
Enquanto isso, o conto é uma narrativa mais curta, que tende a condensar todos os elementos como tempo, conflito, etc. No decorrer do tempo, o conto foi perdendo a intenção moralizante e passou a adotar o fantástico e/ou o psicológico, mas mesmo assim é livre, como a novela, para elaborar qualquer enredo. A crônica é um texto híbrido, nem sempre é uma narrativa completa. Às vezes pode contar, comentar, descrever e/ou analisar, abordando qualquer tema do cotidiano.
No segundo momento da obra, a autora faz uma explanação sobre os elementos da narrativa, conforme mencionado anteriormente. O primeiro, o enredo, trata dos conjuntos de fatos abordados na narrativa. Sobre sua natureza ficcional, é necessário observar a verossimilhança, outrora já citado e