Como administrar seu tempo
Módulo 1 - O valor do tempo
1. Não existe uma única definição para o tempo. Ao longo dos anos, filósofos, matemáticos, físicos, psicólogos, economistas, entre outros estudiosos, refletiram sobre este tema e chegaram a diferentes conceitos e teorias, cada um com um enfoque particular. Na sociedade contemporânea marcada pelo consumo, o tempo é um elemento de riqueza a serviço, unicamente, da produção de bens de consumo e do lucro.
2. Sempre há tempo suficiente para as coisas que realmente julgamos importantes. A dificuldade está em determinar o que de fato é importante, priorizando tarefas. O problema não é a falta de tempo, mas a maneira como o utilizamos.
3. As atitudes que temos perante nossas atividades afetam o nosso desempenho frente ao uso do tempo. Atitudes positivas levam à utilização racional do tempo.
4. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o excesso de trabalho não é prejudicial à saúde. O caminho para manter uma vida saudável está na postura de cada um. Aprender a usar o tempo de forma racional pode ajudá-lo a ter uma atitude mais positiva em relação ao trabalho, assim como a espantar os "sentimentos ruins favoritos".
Módulo 2 - Mudanças de comportamento: definindo objetivos
1. A fixação de objetivos constitui uma ferramenta fundamental para racionalizar o uso do tempo. Quando se tem uma meta bem definida fica bem mais fácil estabelecer estratégias e alcançar o sucesso sem perder tempo.
2. Para definir os seus objetivos você deve passar por um processo de introspecção e autoconhecimento. Escreva num pedaço de papel as suas metas! Esta é a regra mais importante para ajudar você a fixá-las.
3. Não importam os objetivos, você sempre encontrará tempo suficiente para realizá-los. O importante é definir o que fazer primeiro, estabelecer prioridades.
4. As tarefas importantes são aquelas necessárias, essenciais; as urgentes são aquelas que precisam