Comitê de ética
A instituição e o funcionamento efetivo de um Comitê de Ética é fundamental para promover a ética na empresa e orientar os funcionários em casos de eventuais conflitos éticos. O papel do Comitê de Ética é de vital importância para que os funcionários atentem para o fato de que seus atos produzem efeitos positivos ou negativos sobre a reputação da empresa. A este comitê caberá o desenvolvimento de estratégias e políticas de promoção da ética, assim como sua divulgação, capacitação, treinamento e orientação, para aplicação das regras de conduta à rotina dos funcionários.
São funções de um Comitê de Ética:
• Atualizar e difundir as diretrizes do código de conduta.
• Interpretar o texto, esclarecer eventuais dúvidas e posicionar-se a respeito de condutas que não tenham sido previstas pelo código.
• Acolher, por meio de linhas de reportamento ou de quaisquer outros meios de comunicação, as suspeitas de desvios éticos encaminhados pelos colaboradores.
• Apreciar e deliberar sobre eventuais violações, além de submeter pareceres e assuntos julgados pertinentes ao exame da administração da empresa.
Mandato da comissão de ética:
O mandato das Comissões de Ética é de 2 (dois) anos, permitida a recondução, sendo que as eleições devem ocorrer, sempre no mês de março dos anos pares.
Nos casos de afastamento definitivo ou temporário de um de seus membros efetivos, a Comissão procederá a convocação do suplente respeitando a ordem de votação para a vaga ocorrida, pelo tempo que perdurar o afastamento.
Nos casos de vacância do cargo de Presidente ou de Secretário, a nova escolha será realizada pelos membros efetivos, para cumprimento do restante do mandato.
Quando ocorrer vacância em metade ou mais dos cargos da Comissão de Ética, será convocada nova eleição para preenchimento dos cargos de membros efetivos ou