comidas e religiões
Culinária árabe é um termo que define as diversas culinárias regionais existentes por todo o Mundo Árabe, do Iraque ao Marrocos passando pelo e pelos Egito países do Levante, entre outros. Também foi influenciada pelas culinárias vizinhas, como da Turquia,Paquistão, Irã e índia, além dos hábitos alimentares dos berberes e de outros povos e culturas que habitavam estas regiões antes do processo de arabização cultural empreendido pelos Arabes durante a chamada expansão islâmica.
• Carne: carneiro e frango são as mais usadas, enquanto carne bovina e de camelo também são usadas com menor intensidade, juntamente com outros tipos de pássaros e, nas áreas litorâneas, peixes carne de porco nunca é comida - para os árabes mulçumanos é tanto um tabu cultural quanto é um alimento proibido sob a lei islâmica, enquanto os cristões árabes também evitam o alimento, possivelmente por não ter desenvolvido o gosto por ele.1
• Laticínios: amplamente utilizados, especialmente as variedades do iogurte e o queijo branco.Manteiga e creme de leite também são utilizados sem cerimônia.
• Bebidas: bebidas quentes são mais consumidas do que as frias; o café ocupa o topo da lista, especialmente nos países do golfo pérsico, embora o chá seja servido na maioria dos países árabes. No Egito o chá é a bebida mais importante.
Culinária africana Elementos tradicionais da comida africana
Há diferenças significativas nas técnicas culinárias e nos hábitos de comer e beber do continente entre as regiões norte, leste, oeste, sul e central. Porém, em quase todas as culturas africanas, a culinária usa uma combinação de frutas disponíveis localmente, grãos, vegetais, leite e carne. Em algumas partes da África, a comida tradicional tem predominância de leite, coalhada e soro de leite. Entretanto, em boa parte da África tropical, o leite de vaca é raro.
Vegetais na culinária africana
Vegetais ocupam um papel importante na culinária africana, sendo a principal fonte de vitaminas