Comidas Típicas - Região Norte
O norte brasileiro é composto pelos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, e Tocantins.
A culinária desta região tem uma grande influência indígena e se divide em frutos do mar e frutos da terra.
Um exemplo de prato com influência indígena, podemos citar a mandioca. A raiz cultivada e tratada por indígenas serve de base de vários pratos típicos da região. Por todo o país, é também consumida cozida, frita ou usada em forma de farinha ou fécula (amido extraído da raiz, também chamado de polvilho doce ou goma). Há vários nomes para a mandioca e, em cada região, pode se referir a um tipo diferente da raiz: macaxeira e aipim são os mais comuns. Um dos tipos, conhecido também como mandioca-brava, precisa ser preparado em longos períodos de cozimento, para eliminar um ácido presente tanto na raiz quanto nas suas folhas.
Valor Nutricional (100g)
Calorias 125
Gordura 0,3g
Carboidratos 30,1g
Proteínas 0,6g
Roraima
Neste estado você encontra opções variadas. Não possui uma comida tipicamente regional. Podemos encontrar os seguintes pratos: carne de sol, paçoca com banana, feita com a mistura de farinha, banana e carne de sol, tapioca feita de goma de macaxeira, guisado de galinha, caldeirada, etc. Entre as frutas podemos destacar: cupuaçu, graviola, buriti e açaí.
Carne de sol
A carne de sol é um produto tradicional de produção artesanal e mais comercializado nas duas maiores regiões territoriais do Brasil (norte e nordeste). É um método de conservar alimentos de origem animal, salgando e secando ao sol peças de carne, em geral bovina.
Valor Nutricional (1 pedaço)
Calorias 171
Gorduras 7,46g
Carboidratos 0g
Proteínas 24,41g
Tapioca (beiju) De origem indígena, feita com a fécula (substância extraída de tubérculos, raízes, ou grãos ricos em amido) extraída da mandioca, conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho,polvilho doce ou também conhecida como