Comida
A vantagem da burocracia, talvez a única seja o fato deste tratamento gerar procedimentos que pessoas ou empresas devem tomar para obter algo, que em teoria tornaria mais difícil burlar regras e obedecer as leis.
As vantagens são: as decisões das pessoas passam a obedecer a objetivos concretos e racionais. O caminho mais eficiente seria escolhido para produzir determinado resultado. Acreditava-se em uma superioridade técnica do sistema de racionalização legal comparável à precisão das máqui¬nas mais avançadas, o que garantia a máxima eficiência na execução dos objetivos da organiza¬ção superando as deficiências da instabilidade humana.
2- Por quer é comum, nas organizações, as pessoas afastarem-se de procedimentos formais?
As regras formais geram procedimentos para obter algo, desse procedimento pode-se tomar a burocracia o que acaba gerando excessos de procedimentos e com isso falta de eficiência, dificultando o funcionamento da economia, se o procedimento for obedecido a risco, levando muitas vezes ao tratamento informal para evitar demora no processo, gastos excessivos e perca de competitividade no mercado.
3- O que as escolas, os hospitais e as prisões têm em comum?
As escolas, hospitais (psiquiátricos) e as prisões tem em comum a disciplina – um instrumento de dominação e controle destinado a suprimir ou domesticar os comportamentos divergentes, através de mecanismos que os controlam e os mantêm na iminência de punição.
Para Foucault, a escola é uma das "instituições de seqüestro", como o hospital, o quartel e a prisão. "São aquelas instituições que retiram compulsoriamente os indivíduos do espaço familiar ou social mais amplo e os internam, durante um período longo, para moldar suas condutas, disciplinar seus comportamentos, formatar aquilo que pensam etc."