Comfort food
O estilo de preparação do comfort food acredita-se ser da cozinha contemporânea, ou seja, surge no início do século XXI como uma nova tendência de alimentação saudável e mais do que isso é uma forma de voltarmos as nossas raízes quando mães, avós e tias faziam aquelas comidas gotosas com carinho e com amor para todos que compunham a família, um exemplo, desse conceito são as reuniões das famílias italianas que conta com as mamas e nonas para fazerem aqueles banquetes maravilhosos.
Então por ser uma tendência nova nos deixa um leque de opções para inovações e descoberta de novos pratos ou novas releituras de comidas caseiras que tenham o sabor, o aroma e as características das boas refeições familiares.
O Comfort Food é um termo de origem americana que pode ser traduzido como “Comida de Conforto” ou “Comida Emocional”, e tem relação com os reflexos emocionais proporcionados pela alimentação: aquela sensação de conforto e prazer que temos ao degustar a famosa comida da vovó ou uma taça gigante de sorvete.
.
A comfort food é a comida emocional, que desperta sensações agradáveis e evoca o prazer e o bem-estar ligado à infância, à história de uma vida. Uma tendência forte que começa a se popularizar no Brasil, num contraponto ao fast food e à racionalidade dos alimentos funcionais, nos quais os benefícios à saúde são o chamariz. Ex.: brigadeiro de colher e bolinho de arroz.
Não é de hoje que a maioria das pessoas se preocupa com a alimentação. Mesmo quem possui grande força de vontade e determinação para manter uma vida saudável às vezes deixa as emoções e desejos tomarem conta do equilíbrio em busca de prazeres. E os alimentos são as mais frequentes fontes de prazer, é neles que encontram o conforto, a tranquilidade e o bem estar que tanto precisam diante da vida atribulada de hoje.
Dessa forma foram observados quais os alimentos mais desejados e porque seriam eles os escolhidos para saciarem toda essa ansiedade, angústia, tristeza,