começando a dar seus primeiros passos
O Desafio Profissional é uma proposta de aprendizagem autodirigida baseada em casos
(distinta de análise de casos), que integra a metodologia da aprendizagem fundamentada em problemas (Problem Based Learning, PBL). Sua principal prerrogativa é que o aluno seja colocado como um aprendiz ativo, que confronta situações fundadas em problemas que apresentam estreita sinergia com a realidade.
Os passos para a resolução do problema proposto na narrativa apresentada no Desafio
Profissional juntamente com as orientações pedagógicas, permitem que o aluno tenha acesso àquilo que precisa conhecer do problema e dominar as competências necessárias para solucioná-lo. Uma vez que o aluno esteja no centro de sua própria aprendizagem, cabe ao tutor atuar como um facilitador ou guia do processo, e como não existe uma forma única de concretizar a proposta instrucional baseada no modelo PBL, nem um formato único de desenvolvimento do processo tutorial, COLL (2010:193) sugere que este acompanhamento seja pautado a partir dos seguintes princípios:
1. É uma proposta de aprendizagem centrada no estudante;
2. A situação problemática é o centro organizador do currículo e estimula o interesse do estudante pela aprendizagem;
3. Os problemas são o elemento dinamizador de desenvolvimento de destrezas na solução de problemas e geram nos alunos aprendizados significativos e integrados;
4. Os alunos assumem o papel de elaboradores de soluções e de identificadores dos elementos do problema e das condições necessárias para chegar a uma solução; 5. Os professores/tutores atuam como facilitadores ou guias do trabalho dos estudantes, visando o desenvolvimento do processo e adotando um modelo de elaboração participativa do conhecimento.
O Desafio Profissional apresenta passos estruturados, cuja sequência obedece o raciocínio para que o aluno atinja o objetivo proposto, que é a resolução do problema apresentado. Os passos são