comex
1.1 Por que minha empresa deve exportar?
Exportar passou a ser uma questão de sobrevivência em um mundo cada vez mais integrado e globalizado. Representa, desse modo, um amplo mercado de oportunidades para o empresário brasileiro.
Ao optar por vender seus produtos em mercados externos, o empresário diminui os riscos do negócio visto que a expansão da empresa não fica inteiramente condicionada pelo ritmo de crescimento da economia brasileira e de mudanças na política econômica.
Além disso, a diluição dos riscos abre a possibilidade de planejamento de longo prazo, garante maior segurança na tomada de decisões, evita a instabilidade e assegura receitas em moeda forte.
1.2 Vantagens em conquistar mercados externos
A primeira vantagem de se conquistar mercados externos é a diminuição dos riscos do negócio. Outros aspectos da exportação, no entanto, também trazem benefícios ao empresário. Alguns destes aspectos são:
a) impacto positivo nas contas da empresa, já que há possibilidade de recebimento de pagamento antecipado das receitas de exportação, o que implica na melhora do fluxo de caixa, na maximização do capital de giro e na redução de custos financeiros;
b) ganhos de marketing e status, uma vez que a exportação para mercados com alto grau de exigência por parte dos consumidores indica a alta qualidade do produto exportado; c) incremento da competitividade, pois a logística da exportação, bem como a exposição do produto à concorrência internacional, exigem aperfeiçoamento dos métodos de produção e de controle de qualidade;
d) desenvolvimento de tecnologia e know-how para adequar o produto aos padrões de exigência dos novos mercados;
e) possibilidade de economia de escala na produção, já que o aumento do número de consumidores leva à redução do custo unitário de matéria-prima, devido ao seu maior consumo, e de outros custos indiretos de fabricação.
1.3 O que devo saber e definir antes de decidir exportar?
A exportação é