Comex
Em entrevista, o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer, fala sobre a campanha de marketing que pretende rejuvenescer a imagem do produto brasileiro nos Estados Unidos e na Europa por Bruno Blecher | Foto Marcelo Min
"Há um problema no meio da cadeia do suco que é o eterno conflito entre a indústria e os produtores de laranja. Há uma relação de amor e ódio"
Com um investimento de R$ 2 milhões, a indústria brasileira de suco de laranja, representada pela CitrusBR, pretende fazer barulho nas redes sociais com a campanha I Feel Orange, lançada recentemente.
O objetivo é reverter a queda do consumo mundial do suco, que recuou 16% nos últimos dez anos. Nos Estados Unidos, a perda foi ainda maior no período: 25%. Diante da afirmação de que o suco de laranja é calórico, a campanha pretende reforçar sua imagem de bebida saudável e fonte de vitamina C.
A CitrusBR também promete levar o “clima de felicidade” propagado pela campanha ao campo, melhorando o relacionamento da indústria com os citricultores, tradicionalmente marcado por acusações e conflitos.
Globo Rural >>> Como nasceu essa campanha?
Christian Lohbauer >>> Quais são os grandes desafios que esse setor tem? Há um desafio na ponta da produção, que é o greening, uma doença arrasadora e que está presente em todos os pomares americanos e em 38% dos brasileiros. É uma doença que não tem cura e traz um impacto gigantesco aos custos de produção. Então esse é um problema sério, e não se sabe como lidar com ele no curto prazo. Tem um problema no meio da cadeia que é o eterno conflito entre a indústria e os produtores. Há uma relação de amor e ódio. A compreensão de como funciona essa cadeia é muito pequena. E a relação entre produtores e indústria historicamente é conflituosa. Isso não é novidade para ninguém. Então, nosso desafio no meio da cadeia é construir o Consecitrus, um fórum para