Comex
RESUMO COMPLEMENTAR
Clima Organizacional
Clima organizacional dentro de uma empresa não é algo simples de ser analisado, porque ele se apresenta difuso, nebuloso e sem contornos bem definidos, dificilmente se mostrando claro aos olhos dos administradores que procuram avaliar, e entendê-lo.
Entre as definições de Clima Organizacional mais conhecidas, a mais destacada é a que define Clima Organizacional como “um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização” (Flavio de Toledo e Benedito Miloni, Dicionário de Administração de Recursos Humanos).
Para Stanley M. Davis, Clima organizacional “é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização”.
Para George H. Litwin, Clima Organizacional é “a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros desta organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento”.
Como pode se notar há uma idéia em comum nas definições acima, mas em todas elas, o clima organizacional está ligado, diretamente à maneira como o colaborador percebe a organização com sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta tudo isso e como ele reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.
A conclusão a que se chega é que clima organizacional não pode ser criado pela organização, no sentido literal de se produzir alguma coisa num determinado momento, mas é algo que já existe, vivo e atuante dentro dela, resultante principalmente de fatores internos das decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes, e atinge o colaborador, diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa, induzindo-o a determinado comportamento.
Também não podemos esquecer que, sendo a organização um verdadeiro universo de diferentes interesses, conseqüência de posturas pessoais e profissionais