Comercio internacional
A OMC(Organização Mundial do Comércio) ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, tem importante papel na fiscalização e regulamentação do comercio mundial é responsavel dentre outros pelas limitações nos preços dos produtos (preço minimo e preço maximo)
Podemos destacar como principais funções:
- Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
- Resolver conflitos comerciais entre os países membros;
- Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia;
- Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais;
- Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
Das fases da integração econômica (Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Monetária, União Política e Econômica, e Integração Total). Qual o Mercosul se encontra ?Por quê?
O Mercosul, desde o dia 11 de janeiro de 1995, está num grau de integração comumente chamado União Aduaneira. Este mecanismo prevê que os países membros eliminem todos os obstáculos alfandegários e para-alfandegários ao comércio recíproco, e adotem tarifa de alfândega externa comum a terceiros países. O MERCOSUL, após cumprida a fase de transição no período 1991/94, entrou em vigor, com uma tarifa externa comum (TEC) cuja plena vigência estava prevista para 2006. No entanto, os países-membros têm, por vezes, tomado iniciativas que "perfuram" a TEC, baseados em argumentos macroeconômicos. Para tal, têm buscado a aprovação de seus parceiros, os quais quase invariavelmente acabam por referendar as demandas por aquelas medidas. Entretanto, os custos dessa proteção adicional têm sido, em geral, assumidos pelo país interessado, permitindo evitar conflitos regionais em razão dessas medidas, que flexibilizam a rigidez na aplicação da TEC imposta pela união aduaneira.
A criação de blocos comerciais regionais constitui tendência que vem se consolidando há