comercio internacional
RESUMO
Exportar um produto é o ato de vender este produto para outro país, além de nosso território, além de nossas fronteiras. A decisão de exportar deve ser tomada pela empresa como uma decisão estratégica e não por impulso ou por período de dificuldades de vendas no mercado nacional. O mercado internacional depende muito e também interage bastante com o mundo financeiro, me quando falamos de mercado internacional, falamos em função de dinheiro,traduzido em outras moedas, que são recebidas em forma de pagamento de exportações efetuadas.O mercado cambial existe porque cada pais possui sua própria moeda, com valores diferentes. Tanto o exportador como importador devem evitar os riscos de natureza comercial a que estão sujeitas as transações internacionais. Ao remeter mercadorias ao exterior, o exportador deve tomar precauções para receber o pagamento. Por sua vez, o importador necessita de segurança quanto ao devido recebimento da mercadoria, nas condições acertadas com o exportador. Definir com clareza a forma de pagamento que deverá ser observada em uma operação de exportação é de fundamental relevância para ambas as partes. Assim, a escolha da modalidade de pagamento deve atender simultaneamente aos interesses do exportador e do importador.
Palavras-chave: Exportação. Mercado Cambial. Modalidade de Pagamento.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho se discutirá sobre exportação, que é basicamente a saída da mercadoria do território nacional, decorrente de um contrato de compra ou venda internacional.
A empresa que exportar ganha vantagens em relação aos concorrentes internos, pois diversifica sua mercadoria, aprimora a qualidade do produto vendido, incorpora tecnologia, reduz seus custos. Para exportar, a empresa deve buscar junto a Receita Federal a sua habilitação para operar no comércio exterior.
Irei falar também sobre o mercado cambial, como cada pais administra