Comercio Intenacional
Já no século 19, principalmente no Reino Unido, as crenças no livre comerciam torna-se um paradigma do qual tem dominado as nações ocidentais desde então. Somente nos anos após a segunda guerra mundial, que nasce os tratados multilaterais, ou seja, o GATT que seria o ACORDO GERAL DE TRARIFAS E COMERCIO, mas que foi somente uma iniciação para a então OMC, que é a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO, surgiu em 1995 na Genebra.
A OMC tem o papel de fiscalizar e regular o comercio internacional. Ela é composta por 149 países, inclusive o Brasil. Um de seus principais objetivos é o de concluir a Rodada de Doha, que seria a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO que visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comercio dos países desenvolvidos. Portanto por isso que podemos afirmar que a OMC seria como um status no comercio internacional, pois se ela tem como base a regulamentação do comercio internacional, ao mesmo tempo seu principal objetivo é efetivar o livre comercio dos países desenvolvidos.
E para se entender melhor a relação do Brasil nessa Organização, vamos estudar algumas instituições intervenientes no comercio exterior brasileiro.
Para se iniciar nada melhor do que ressaltar que comercio exterior e comercio internacional são diferentes um do outro. O comercio exterior é a relação entre um país com outro país. E já o comercio internacional é a relação entre todos os países, regulamentado entre aspas pela OMC.
Para começar temos a CAMEX que é a CAMARA DE COMERCIO EXTERIOR BRASILEIRO, ela é o ORGÃO SUPERIOR DO COMERCIO EXTERIOR BRASILEIRO. Ela esta no topo da hierarquia do comercio exterior, é um órgão de conselho de governo, portanto possui uma composição ministerial, ou seja, ministros fazem parte desta importante câmara, que possui principal objetivo de formular propor as politicas e