Comercio Exterior
Curso de Administração
Disciplina de Fundamentos de Comércio Exterior – 2012/1
Professor: Marcos Renato Lorenção
Aluna: Gisele Erlacher Paredes
1 - O que foi denominado de Processo de Substituição de Importações (PSI)?
A crença de que o estrangulamento externo era necessário, isto e, caberia haver um processo amplo de industrialização, procurando, com isso, reduzir drasticamente as compras externas, com vista alcançar o crescimento econômico.
2- Qual era o objetivo da CEXIM?
Promover ações de incentivo e suporte a exportação, como também garantir o fiel cumprimento das diretrizes apontadas para o curso das importações brasileiras.
A ideia era de que a CEXIM viesse operar como uma caixa de ressonância das politicas aplicáveis ao segmento, buscando assegurar o sucesso do modelo posto em pratica pelas autoridades brasileiras para a construção de uma plataforma desenvolvimentista.
3 - Que missão foi creditada à CACEX?
Foi creditada a missão de licenciar as exportações brasileiras e promover o financiamento de tais operações quando necessário, de acordo com o grau de essencialidade desses itens, e segundo critérios preestabelecidos nesse sentido. Também cabia a essa entidade a execução do controle fiscal de preços, pesos e medidas das mercadorias e bens objeto das transações comerciais, de forma a evitar possíveis fraudes cambiais.
4. Podemos dizer que a CACEX tinha uma política protecionista?
Sim. A criação da Cacex foi parte do movimento embrionário de formação do aparato protecionista. Com o aprofundamento do modelo, a política comercial deixou de focar as contas externas e passou a responder às necessidades e vicissitudes da política industrial, baseada na proteção da produção nacional e substituição de importações.
5 - Por que razão os países buscaram uma maior integração?
Os países passaram a buscar uma maior integração, procurando se associar em blocos econômicos que pudessem operar como plataformas