comercio exterior
Exportação
Exportação é a operação de remessa de bens nacionais ou nacionalizados para outro território aduaneiro depois de cumpridas as exigências legais e comerciais, gerando uma entrada de divisas.
Trata-se da atividade que proporciona a abertura do país para o mundo, constituindo-se numa forma de se confrontar com os demais parceiros, já que, lidando com diferentes localidades, o país exportador assimila técnicas e conceitos a que não teria acesso no seu mercado interno, ou seja, a interação com novos mercados propicia acesso a novas tecnologias.
Geralmente, quando uma empresa passa a exportar, ela obtém melhorias significativas, tanto no seu interior, adquirindo novos padrões gerenciais e novas tecnologias, formas de gestão inovadoras, qualificação de mão-de-obra, agregação de valor à marca etc., quanto fora, com a melhoria de sua imagem frente a clientes, fornecedores e concorrentes. Passa também a gerar novos empregos devido ao aumento da produção, além do fato de que geralmente exportar motiva o quadro de trabalhadores, que sentem orgulho de atuar em uma empresa que exporta seus produtos.
Pode-se afirmar, com certa margem de segurança, que o êxi-to de um país na exportação apóia-se nos seguintes pontos:
·política de governo;
·conhecimento do mercado internacional;
·estruturação das empresas.
Do ponto de vista da economia nacional, o principal mo-tivo para exportar é obter recursos para pagamento das im-portações necessárias à vida econômica do país.
Ao expor-tar, além de se adquirirem divisas, absorve-se tecnologia e alcança-se maior produtividade.
Nesse contexto, a política de comércio exterior brasileira tem como meta prioritária a elevação das receitas provenientes da exportação a níveis compatíveis com as exigências do progresso do País, isto é, aquelas necessárias ao atendimento da crescente procura por matérias-primas, produtos semi-elaborados, máquinas e equipamentos imprescindíveis à ex-pansão e à