comercio exterior
Comércio de exportação e importação de mercadorias de um país com outros países. No regime capitalista, o objetivo principal do comércio exterior reside no desejo de os capitalistas e das suas associações obterem lucros elevados. Nos países capitalistas, o desenvolvimento do comércio exterior está condicionado pelas desproporções que surgem constantemente em determinadas indústrias, aumentando da produção de mercadorias além dos seus limites, relativamente estreitos, do mercado interno. De acordo com o imperialismo, o comércio exterior converte-se numa arena dos monopólios na sua luta pelos mercados mundiais e pelas fontes de matérias primas, é utilizado para subjugar econômica e politicamente os países coloniais e dependentes, para explorar a população desses ditos países.
O comércio exterior começou a adquirir importância a partir do século XVI com a criação dos impérios coloniais Europeus, e converte-se num instrumento de política imperialista. Um país era rico ou pobre dependendo da quantidade de ouro e prata que tinha, e de outros metais preciosos. O império procurava obter mais riqueza ao menos custo. Durante os séculos XVII e XVIII os dirigentes descobriram que promovendo o comércio exterior aumentavam a riqueza e portanto o poder do seu país.
Desde 1868 até 1913 a Grã Bretanha utilizou o sistema monetário internacional, que se regia pelo padrão do Ouro. Os países abrangidos por este sistema expressavam a sua moeda em uma quantidade fixa de ouro.
Importação
A importação compreende a entrada temporária ou definitiva em