Comercio exterior
Item 1. Origem, definição e evolução da Logística
Origem
A aplicação das lições obtidas no estudo da Logística, embora esteja inserida em atividades econômicas muito antigas é também um dos conceitos gerenciais mais modernos, devido a mudanças de ordem econômica e tecnológica que forçaram as empresas a buscar vantagens competitivas.
São várias as informações sobre a origem da palavra logística no entanto a que remonta a um tempo mais longínquo vem do grego Logistikos, que em latim foi transcrito como Logisticus, ambas as palavras significando o raciocínio matemático relativo a lógica como hoje a conhecemos.
São vários os autores que explicam sua origem com diversas raízes, mas a quem parece mais completa foi a que o desenvolvimento da ciência da Logística, ocorreu em 5 etapas.
A primeira etapa, iniciada no final do século XIX, é conhecida como a era da economia agrária, pois a principal preocupação da logística era com o transporte da produção agrícola. A segunda fase é marcada por grande influência militar e a principal preocupação era com o abastecimento das tropas de guerra.
Não é por acaso que o termo “logística” tem influência militar e vamos nos aprofundar um pouco mais sobre essa forte ligação com alguns fatos que puderam comprovar essa situação.
A terceira etapa marca o início de uma nova visão logística, passando-se ao estudo e exploração da logística integrada, bem como dando ênfase aos aspectos de custo total e a abordagem de sistemas. A fase seguinte (quarta) tem como foco principal as questões ligadas à produtividade e custos de estoque, é também nesta fase que se inicia uma intensificação pelo interesse do ensino e pesquisa da Logística nas Escolas de Administração.
A última fase tem como pano de fundo a globalização e o avanço tecnológico e é identificada como a última fronteira empresarial para exploração das vantagens competitivas. As questões logísticas passam a ser tratadas no mais alto escalão do planejamento