Comercio Exterior
SALVADOR
2014
COMÉRCIO INTERNACIONAL DA SOJA
Trabalho Interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Comercio Exterior, do curso de Administração Geral do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação da Prof. Ines Tereza Lyra, turno noturno.
SALVADOR
2014
O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
A soja chegou ao Brasil via Estados Unidos, em 1882 através do então professor da Escola de Agronomia da Bahia Gustavo Dutra, no qual realizou os primeiros estudos de avaliação de cultivares introduzida daquele país. No Brasil até o século XIX a soja era plantada na Bahia, em pequena escala, mas, sua disseminação pelo Brasil se deu graças aos imigrantes japoneses. A soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. Hoje o óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos, também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel. De acordo com o The United States Department of Agriculture (USDA), no dia 10 de fevereiro de 2014, o Brasil se tornou o maior produtor de soja do mundo no qual através do levantamento foi apontado que o país cresceu em quase 10% de oleaginosa na última temporada atingindo assim 90 milhões de toneladas passando a frente dos Estados Unidos que ficaram com 89,5 milhões de toneladas na campanha atual, cultivada especialmente nas regiões centro oeste e sul do país, a soja se firmou como um dos produtos mais destacados