COMERCIO EXTERIOR
Da Campanha
Curso de direito
Trabalho de Ciências política
Alunos: Silva Da Costa Mendes Monteiro Quilar Fragoso
1° Semestre
Professor:
Questões sobre o livro “O Príncipe” de Maquiavel
1-Como aparece a sociedade na obra “o príncipe” de Maquiavel?
Na obra de Maquiavel a sociedade aparece dividida por classes como os eclesiásticos que por vezes foram chefes de estado, os comerciantes, os milicianos e também os príncipes ou chefes de estado, estados esses que diferentemente da geografia atual eram pequenos estados ou principados, governados por pessoas que recebiam o poder hora por hereditariedade, deixadas de pais para filhos ou através de conquistas militares, visto que na época era comum o expansionismo de territórios ou mesmo por virtudes e fortunas.
2-O mundo da política pode ser separado do mundo civil?
No nosso ponto de vista não, por que para nós o mundo civil seria o nosso dia-a-dia, o nosso cotidiano, a nossa vida diária; e o mundo da política é uma busca incessante pelo poder e para haver isso tem que haver uma interação com o mundo civil, num contexto nacional, para a população servir como massa de manobra para as artimanhas, com o intuito do alcance do poder.
3-Existe na obra de Maquiavel, alguma arqueologia de sociedade civil?
Não, por que o livro trata principalmente de questões políticas e de diversas maneiras de como se manter no poder, com relatos do início do século XVI.
4-A sociedade prescide do indivíduo?
Não, porque sem nenhum indivíduo ou apenas com um único indivíduo isolado sem a interação com ninguém, não há como se formar uma sociedade.
5- O indivíduo prescide da sociedade?
Sim, porque como relatado na questão 4, a existência de um único indivíduo isolado não forma uma sociedade.
6-O que tem de atual no pensamento de Maquiavel?
Nos estudos realizados por Machiavel, o mesmo abordou as diversas formas de formação dos principados na Europa e na Ásia nos séculos