Comercio Exterior
A internacionalização é o processo pelo qual a empresa deixa de operar em mercado nacional de origem e passa a explorar mercados estrangeiros. neste sentido, atuam de diversos modos, desde a exportação indireta até operações estrangeiras mais complexas e com maior comprometimento de recursos, tal como a instalação de subsidiárias no estrangeiro.
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
As empresas internacionalizadas são aquelas que tem atividades estratégicas, estruturais e/ou operacionais em mais de um país.
As atividades empresariais se fundamentam no emprego de recursos físicos, materiais, financeiros e humanos em aspectos mercadológicos, de produção, de finanças, de logística.
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS
As empresas internacionalizadas podem ser classificadas por Tipos, Postura e Modelos.
TIPO: As empresas têm algumas opções básicas, tais como: Internacionalização Indireta: constituída por operações de exportação e/ou comercialização de produtos, serviços, marcas/patentes onde a matriz não desenvolve atividades “fisicamente” e sim por meio de outras empresas intermediárias.
Internacionalização Direta: (Subsidiárias) constituídas por operações integrais ou parciais da matriz em países estrangeiros, como joint ventures, projetos de negócio, contratos de gestão.
Postura: refere-se a orientação filosófica básica sobre internacionalização.
Postura etnocêntrica, orientada para os interesses da matriz no país de origem, na qual busca padronizar seus produtos e processos de produção, se direciona a mercados que são internacionalmente similares, sua sede matriz é insubstituível.
Postura Policêntrica= direcionada aos interesses dos países anfitriões (subsidiárias), tendendo a formar um sistema de interconexões onde suas subsidiárias tenham autonomia e independência.
Postura Geocêntrica, orientada para uma postura internacional, onde haverá uma mistura equilibrada das posturas anteriores. Assim, a interconexão,