comercio exterior
O Brasil possui uma das mais dinâmicas economias da América Latina. Possui um grande mercado consumidor e um setor tecnológico que estão em expansão, tornando-se cada vez mais atraente para os investidores internacionais. Na maior parte da história, o Brasil se fechou ao comércio exterior e, como tal, ainda existem muitos limites de importação de bens em geral, e os produtos importados ainda são considerados suspeitos.
Licença
Todo exportador estrangeiro deve possuir uma licença de importação, com base nos produtos a serem exportados para o Brasil. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior analisa todos os pedidos de importação de produtos para o Brasil. As informações do importador devem ser completamente fornecidas, incluindo o perfil financeiro das empresas exportadoras e importadoras. É necessário preencher uma série de formulários, que fornecem uma quantidade substancial de informações, e enviá-los para o ministério citado acima.
Classificação
É extremamente importante classificar corretamente os produtos que serão enviados para o Brasil. Os exportadores recebem códigos de identificação com base na classe dos produtos que serão importados. Não é a única forma de se identificar o produto, mas caso um carregamento esteja identificado incorretamente, o governo poderá multar os responsáveis. De modo geral, o valor das multas é baseado no valor completo do carregamento, e geralmente equivale a 1% dele.
Certificados
O documento mais importante para se importar um produto para o Brasil é o certificado de origem. Este documento possui a base legal internacional ou bilateral para a importação do produto e identifica o país e empresa de origem. Este documento, resumidamente, é uma versão abreviada dos acordos comerciais sob os quais os produtos que estão sendo importados são permitidos no Brasil. Além disso, cada produto deve possuir uma descrição tecnológica completa e / ou seus ingredientes. Deve conter o