Comercio exterior
Passo 1 – Visão Sistêmica
De acordo com os artigos analisados concluímos que a visão sistêmica nada mais é do que enxergar os fragmentos de um todo não de modo isolado, mas sendo parte importante que está interligado e inter-relacionado com as outras partes que compõe o todo. Na analise de Capra (1996) a realidade é uma visão sistêmica que não pode ser solucionados isoladamente, mesmo sendo interligados eles são interdependentes.
Um exemplo para ilustrar, seria o corpo humano, onde os órgãos trabalham de certa forma “independente”, mas a sobrevivência de um depende da do outro, mantendo assim o sistema (corpo humano) vivo, ou seja, não se pode tratá-la de forma isolada, sem se preocupar com o equilíbrio das outras partes, uma vez que se um padecer ira prejudicar o todo, assim a sobrevivência da organização depende de ações coordenadas e harmônicas das pessoas que a compõem, ter visão sistêmica implica trabalhar em equipe, e não em bando, ou em grupo apenas. Que podemos definir da seguinte maneira Grupo é um todo separado e Equipe distribui função a cada individuo exemplo: no campo de futebol é necessário o atacante, laterais, goleiro, zagueiro, volante e meio campo, para se ter uma boa partida de futebol em conquista da vitória do time.
A equipe é um conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho. Na equipe não se dá atenção apenas às tarefas, mas, sobretudo às relações entre as pessoas é necessária a equipe mantém a sua união pela confiança mútua, amizade e solidariedade. O mais forte abdica-se da ostentação do seu poder pela união de todos. O mais fraco é ajudado a encontrar uma tarefa adequada, na qual possa dar o melhor de si. Cada membro da equipe contribui para a coletividade com aquilo que tem de ser melhor, com isso a visão sistêmica é enxergar além daquilo que se ver, é encontrar oportunidades naquilo que parece ser normal para alguns, mas na verdade é uma chance para outros. Essa visão é comum para os empreendedores