Comercio exterior
7.1 Introdução
Sabemos que a exportação é à saída de uma mercadoria de um determinado país para outro, mas também pode ser a doação de um determinado bem.
Do ponto de vista econômico, o principal motivo para exportar é obter recursos para o pagamento das importações necessárias da vida econômica e de sobrevivência do país. Mas para o exportador, além de obter divisas, ele irá absorver tecnologia e alcançar produtividade. A exportação proporciona abertura do país para o mundo e torna-se uma excelente escola de administração. Porque? Pelo simples fato de que se trabalha com diferentes países, o exportador assimila novas técnicas, conceitos para melhorar seu produto e produtividade, e se, somente, manter-se trabalhando no mercado interno, talvez não tenha acesso às inovações.
As vantagens das exportações para empresa podem ser descritas como: - lucro, - internacionalização da marca; - abertura de mercado; - independência; - qualidade de mercado; - aperfeiçoamento técnico;
Para o país, podem ser descritas como: - balança comercial; - abertura economia; - qualidade de vida; - projeção - empregabilidade;
(8ª) Quem pode exportar? Qualquer pessoa física ou jurídica pode exportar, só que para pessoa física a exportação pode ser feita se não caracterizar comércio e que aconteça esporadicamente. Há exceções ? Sim o agricultor, artesões e artistas desde que sejam registrados como autônomos e cuja exportação não exceda a U$ 5.000,00.
Mas o que Exportar? Nosso produto. Mas para isto precisamos ter alguns cuidados, como: - Verificar se o produto atende as necessidades do mercado: Isto quer dizer, precisamos nos perguntar. Quem é o nosso mercado alvo? Quem é o nosso cliente? Será que nosso produto está de acordo com suas especificações, com o padrão do país importador?