Comercio Exterior - Mercosul
01 – Como surgiu e funciona o Mercosul?
O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul, é a união aduaneira de cinco países da América do Sul. Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em virtude da remoção de Fernando Lugo da presidência do Paraguai, o país foi temporariamente suspenso do bloco; esse fato tornou possível a adesão da Venezuela como membro pleno do Mercosul a partir do dia 31 de julho de 2012 , inclusão até então impossível em razão do veto paraguaio.
Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. (Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.)
Para o MERCOSUL pode funcionar é necessário que várias pessoas trabalhem conjuntamente a fim de organizar todas as questões que ele abrange. Assim, pessoas dos quatro países que integram o MERCOSUL se reúnem com frequência para negociar de comum acordo. O importante é que nas negociações sejam defendidos os interesses de todos!
02 – Apresente a balança comercial entre Brasil e Argentina referente os anos de 2012 e 2013. Comente.
Após caírem 20,7% em 2012, as exportações do Brasil para a Argentina estavam em alta no ano de 2013. No período de janeiro a setembro, as vendas externas chegaram a US$ 14,9 bilhões, 10,7% superiores aos US$ 13,4 bilhões computados em igual período do ano passado (2012), segundo a base de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. De janeiro a setembro, os veículos foram destaque na balança comercial brasileira. O país registrou aumento de 46,2% na exportação de carros. O setor foi exceção ao desempenho fraco dos produtos