COMERCIO ELETRONICO
A indústria de comércio eletrônico do Brasil vem se desenvolvendo rapidamente, como resultado do aumento no número de pessoas buscando comprar produtos e serviços pela Internet. Segundo o estudo da A. T. Kearney Índice de e-Commerce de Varejo 2012, o Brasil é o segundo país emergente com maior potencial de crescimento para o comércio eletrônico no mundo. De acordo com a comScore, 7 de cada 10 usuários de internet visitaram um site de varejo eletrônico no mês de dezembro de 2010, o que mostra que a população brasileira está ficando mais confortável em fazer compras online. Segundo a mesma pesquisa, outras categorias de serviços online têm crescido no mercado brasileiro, dentre eles o ramo de vendas online de viagens. A categoria foi uma das líderes de crescimento na internet, crescendo 49% em 2010.
O crescimento contínuo do comércio eletrônico é impulsionado por:
• Maior utilização da Internet. De acordo com a comScore, o Brasil em 2010 possuía mais de 45 milhões de usuários de Internet que acessavam à rede de casa e do trabalho, e quando considerados todas as outras formas de acesso as estimativas ultrapassavam 77 milhões de usuários.
• Aumento do hábito de compras online entre os usuários de Internet. A alta penetração de serviços como online banking, expansão dos sites de compras coletivas e redes sociais denotam a propensão da população brasileira para adotar novas tecnologias e costumes. O hábito de comprar online está em amplo crescimento e nossa expectativa é que este aumente à medida que mais pessoas tenham experiências positivas na compra online, como já vem acontecendo de acordo com os dados da pesquisa da comScore, que mostram que mais da metade dos consumidores online qualificaram como muito bons ou excelentes os sites em que compraram.
• Crescimento de banda larga. O acesso à banda larga vem sendo facilitado por iniciativas do governo, como o Plano Nacional de Banda Larga, que pretende levar internet em alta