Comercio Eletronico
1) Aplicação Pronta: já são prontas e utilizadas por milhares de clientes, apenas são feitos ajustes de acordo com a necessidade de cada cliente. Para uma empresa adquirir uma aplicação web pronta custa em torno de oito mil reais, o tempo é só para implantação, ajustes e testes. Estas são mais utilizadas por pessoas que não trabalham com programação, apenas tem conhecimento em informática e acesso a internet. Temos como exemplo UOL (www.uol.com.br), LocaWeb (www.locaweb.com.br) , Mecado Livre (www.mercadolivre.com.br) e outros.
2) Aplicação Personalizada: não tem nem projeto, são feitas “sob-medida” sob um estudo realizado na empresa. O custo da personalizada vai para 40 mil reais, sendo necessário de 4 a 5 meses para o desenvolvimento, mais o tempo de testes e ajustes necessários.
Uma diferença que muitas vezes confunde o empreendedor na hora de montar a sua aplicação além do preço, é que a aplicação pronta já foi testada já sabe atrair o cliente, já a personalizada pode não ter o mesmo sucesso e desempenho e quanto maior funcionalidade tiver a aplicação pronta ou personalizada, mais cara ela será. Também deve ser considerado o custo do projeto para aquisição do sistema, hardware, hospedagem da loja, que geralmente varia de 25 a 30 reais dependendo do provedor.  A manutenção do domínio de 30 a 50 reais mensais e o seguro do site se usar cartão de crédito, este depende do fornecedor, mas geralmente é em torno de 295 reais. No momento que o serviço é contratado deve-se questionar o fornecedor ou desenvolvedor da aplicação sobre manuais e suporte ao usuário, principalmente o horário de atendimento.
No momento em que uma aplicação é entregue ela deve estar pronta para inserir preços, produtos, subprodutos, departamentos, descrições de produtos, formas de entrega e é claro começar a vender. Quando começar vender aparecerão novos custos como:
•