Comercialização de petróleo e gás
UNIGRANRIO
Escola de Ciência e Tecnologia
IGOR RICARDO LIMA NUNES DA COSTA - 5700616
a distribuição do gás natural
Duque de Caxias
2013
A QUALIDADE DO GÁS NATURAL
A alta qualidade do gás natural como energético é decorrente de suas propriedades químicas e físicas. Como o produto comercial é limpo de impurezas e com baixo índice de compostos sulfurosos os gases resultantes de sua combustão podem entrar em contato direto com produtos e processos sem contamina-los e a evacuação dos gases de exaustão pode ser realizada com o máximo aproveitamento do calor (temperaturas em torno de 100 ºC) sem o risco de formação de ácidos e a consequente corrosão dos trocadores de calor e das chaminés. Por outro lado, seu estado gasoso propicia um nível de controle nos processos de combustão que permite garantir a elevada qualidade de produtos e processos mais sofisticados. Em alguns casos particulares a promoção de uma atmosfera oxidante ou redutora (sem oxigênio livre) no ambiente de processos é desejada e a aplicação de uma chama oxidante e redutora a gás atende à necessidade.
A DISTRIBUIÇÃO
A distribuição é a ultima etapa da logística do Gás Natural, que é quando o gás chega ao consumidor, que pode ser residencial, comercial, industrial (como matéria-prima, combustível e redutor siderúrgico) ou automotivo. Nesta fase, o gás já deve estar atendendo a padrões rígidos de especificação e praticamente isento de contaminantes, para não causar problemas aos equipamentos onde será utilizado como combustível ou matéria-prima. Quando necessário, deverá também estar devidamente com odor adicionado, para ser detectado facilmente em caso de vazamentos.
DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL COMPRIMIDO (GNC) A GRANEL
A atividade de distribuição de GNC a granel está sendo vista como uma alternativa para estimular o desenvolvimento de novos mercados de gás natural no Brasil,