Comentário sobre 3m
Como funcionam as redes de comunicação sem fio?
Conhecidas também como wireless (wire=fio / less=sem), a rede sem fio é uma tecnologia capaz de unir terminais eletrônicos, geralmente computadores, sem a necessidade do uso de cabos de cabos. A conectividade é por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho. A rede sem fio tem inúmeras vantagens, por exemplo: a velocidade da transferência de dados geralmente é muito superior, a conectividade é 24h e vc paga apenas uma quantia fixa e o sistema é imune a chuvas, raios e outras interferências de fenômenos metereológicos pois a freqüência usada é muito alta.
O uso dessa tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
Redes sem fio são baratas e fáceis de construir, elas funcionam da seguinte maneira:
1. O adaptador sem fio para computador traduz os dados na forma de um sinal de rádio e os transmite usando uma antena.
2. O roteador sem fio recebe o sinal e o decodifica. Ele envia a informação para a Internet usando uma conexão física Ethernet com fios.
O processo também funciona ao contrário, com o roteador recebendo informação da Internet, traduzindo-a na forma de sinal de rádio e enviando-a para o adaptador sem fio do computador. Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa freqüência específica e rejeita as outras