Comentário do filme " O Pianista "
“ O Pianista ” é um filme que relata exatamente como os nazis exterminavam os judeus. O filme decorre em Varsóvia. Foi em Varsóvia onde ocorreram mais mortes de judeus durante a segunda guerra-mundial.
Os judeus foram sempre discriminados pelos nazis, e esta situação piorou quando a Alemanha invadiu a Polónia. Os judeus estavam proibidos de entrar em parques, em restaurantes e em certas ruas. Spzilman é um pianista judeu, que se vê obrigado a abandonar a sua casa com a sua família e outros milhares de judeus para serem colocados dentro de um gueto com um muro à sua volta com o objetivo da população judaica não se misturar com a população de Varsóvia. Para serem facilmente identificados, os nazis impuseram aos judeus o uso de faixas brancas que se coloca à volta do braço com uma estrela de David azul estampada.
Já no bairro, Spzilman presenteou o momento mais chocante da sua vida, um velho aleijado fora atirado pela janela abaixo porque não se levantou quando os alemães o ordenaram. Após três anos a viver no gueto, Spzilman viu a sua família a ser transferida para campos de exterminação de judeus, apesar dos nazis os enganarem, dizendo que seriam transferidos para trabalhar, o que era mentira. Spzilman foi um dos judeus a ser salvo desta condenação para ficar em Varsóvia a trabalhar em construção. Ao fim do dia de trabalho, os alemães escolhiam alguns judeus para serem abatidos a tiro, porque estavam a tornar-se muito numerosos. Os alemães para se afirmarem, agrediam os judeus até nas comemorações do Ano Novo. Mais tarde o pianista é ajudado a sair do gueto e encontra-se com uma admiradora sua, que o ajuda arranjando-lhe uma casa para que se esconda dos nazis. Em 19 de Abril de 1943, ocorreu a primeira tentativa de revolta dos judeus, essa saiu falhada, porque os alemães possuíam melhor armamento. A 1 de Agosto de 1944, a população de Varsóvia destruiu o hospital onde os alemães feridos