Comentário da apresentação teoria psicossexual de sigmund freud
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Docente: Dayane Costa de Souza Pena
Discente: Edivaldo Pereira da Silva
2º Período de Psicologia
Comentário da apresentação Teoria Psicossexual de SIGMUND FREUD
Segundo, Sigmund Freud, o “Pai” da psicanálise, defendia que os processos psíquicos. Para ele acontecimentos perturbadores ocorridos durante a infância, que não eram recordados conscientemente, eram muitas vezes reprimidos por expressarem desejos sexuais inaceitáveis numa determinada sociedade. Então essas memórias eram “gravadas” no inconsciente, influenciando o comportamento sexual adulto, que estava então intimamente interligado com as vivências infantis. E assim Freud afirma a existência de sexualidade infantil. Ele também definiu então vários estádios psicossexuais do desenvolvimento da personalidade. No decorrer destes estádios, as crianças são auto-eróticas ao obter prazer erótico quando estimulam as zonas erógenas do corpo. Cada estádio tende a estar localizado numa determinada zona erógena. Estes incluem os seguintes estádios:
1. Estádio oral: Este estádio inicia-se desde o nascimento até aos 12/18 meses de idade. A zona erógena nos primeiros meses é constituída pelos lábios e cavidade bocal. A alimentação é uma grande fonte de prazer. a região do corpo que proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contacto com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objecto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de a alimentar proporciona satisfação ao bebê.
2. Estádio anal: Prolonga-se dos 12/18 meses ate aos 2/3 anos. O desenvolvimento psicomotor vai permitir a criança reter ou expulsar as fezes e a urina. A estimulação da região anal e da mucosa intestinal dá prazer à criança.
3. Estádio fálico: Inicia-se aos 3 anos e vai até aos 5/6 anos. A zona erógena é o órgão sexual. É o órgão sexual a