comente sobre os conceitos da natureza
883 palavras
4 páginas
BIOGRAFIA: http://adelon.wordpress.com/2008/05/04/o-conceito-de-physis/ http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/26/artigo190183-1.asp http://filosofiamg.blogspot.com.br/2012/05/os-pre-socraticos-e-physis.html http://www.encontrodesaberes.ufop.br/es2013/ver_trabalho/1309 http://queconceito.com.br/logos http://www.coladaweb.com/filosofia/socrates http://www.dignow.org/area/conceito-de-socrates-sobre-a-ci%C3%AAncia-267389-37403 1)Physis é traduzida pela palavra natureza por falta de outra expressão mais completa, é um conceito fundamental do pensamento pré-socrático, e podemos dizes que a palavra physis indica aquilo que por si brota, se abra, emerge o desabrochar que surge de si próprio e se manifesta neste desdobramento pondo-se no manifesto. Trata-se de um conceito que nada tem de estático, que caracteriza por uma dinâmica profunda, genética. É considerada assim a expressão daquilo que é primário, fundamental e persistente, opondo-se ao que é secundário derivado e modificado. O sentido da palavra é assim muito mais profundo e, como diz Martin Heidegger ao ser traduzido pelos latinos por “natureza”, distorceu-se seu conteúdo originário e destruiu-se sua força evocativa.
Outro significado de physis é a vigor dominante (vigente) daquilo que brota e permanece num constante brotar e permanecer e pode ser experienciado em toda parte, mas não se confunde com os fenômenos que hoje chamamos de naturais e reunimos na expressão natureza. Physis não deve ser tomada como um fenômeno qualquer, mas como o ser em virtude do qual o ente se torna o que é e permanece sendo, enquanto durar seu vir-a-ser, fazendo-se observável como tal.
Para os pré-socráticos, a physis não se confunde com um objeto que pode ser apropriado pelas ciências da natureza (que se diferem das ciências do espírito) ou com algo que pode ser submetido à dominação humana, posto a serviço desta ou canalizado em termos de técnica, enfim, em algo que