Comentarios A Situa O Financeira Da Empresa
O objectivo dos rácios é conseguir uma informação distinta complementar da informação contida nos valores absolutos e com evidente utilidade para análise económica e financeira da empresa.
O Rácio de autonomia financeira é um rácio financeiro que mede a solvabilidade da empresa através da determinação da proporção dos activos que são financiados com capital próprio.
Sendo tudo o resto igual, quanto mais elevado este rácio, maior a estabilidade financeira da empresa. Quanto mais baixo, maior a vulnerabilidade.
Nossa empresa apresenta no primeiro ano A.F꞊ 0,72 ou seja deveria ser menos dado que nós temos um grande valor adquirido por empréstimo (não deveria ser superior a 0,25).
Rácio de Solvabilidade: É capacidade que a empresa tem em solver ( liquidar) permanetemente os seus compromissos.
Este rácio compara os Capitais Próprios com a totalidade do capital alheio. Mede a capacidade da empresa em liquidar os seus compromissos a médio e longo prazo. Os Valores Superiores a 1 significam que a empresa tem uma boa estrutura financeira, encontrando-se em posição de independência perante os credores,mantendo a empresa a autonomia financeira.
Nossa empresa apresenta uma solvabilidade꞊2,6 ou seja a apresenta esta bem e consegue pagar as suas dividas a curto, medio e longo prazo.
Rácio de Endividamento: O valor deste rácio deverá ser sempre inferior a 1, sendo considerado como bom, os valores inferiores a 2/3. Considera-se que a empresa está em situação de faléncia técnica para valores superiores a 1.
A nossa empresa apresenta um ráçio de endividamento꞊1,39 ou seja a empresa esta em situação de falência.
Racio de liquidez: é a capacidade de pagar aquilo que se deve nos prazos de vencimento.
A liquidez expressa a capacidade da empresa em satisfazer as suas obrigações no curto prazo.
A nossa empresa apresenta uma liquidez꞊3,57 ou seja