Comentario de Trecho Elementos de Teoria Geral do Estado
Desde as primeiras organizações sociais humanas, os indivíduos que as formavam, sempre mantiveram relações de poder entre si. Mesmo nas tribos mais primitivas, existia uma relação de poder, na qual o chefe da tribo, que por ser o mais forte ou talvez o mais sábio, era detentor de uma autoridade para decidir o que sua tribo faria, mantendo assim o poder sobre seus comandados. De acordo com o trecho citado, vários autores defendem a posição de que o Estado sempre existiu, já que o ser humano sempre se organizou socialmente e sempre manteve uma relação de poder, porém, assim como o Estado, o poder se aperfeiçoou, de acordo com o passar do tempo.
Em algumas épocas da história, o poder se situava na mão de uma única pessoa, como exemplo os Estados Absolutistas, onde os reis afirmavam ser representantes de Deus na Terra e que tudo o que era decidido, era uma ordem divina. Desta maneira, ele detinha em suas mãos, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Governando de forma parcial, gerando desigualdades sociais e beneficiando somente uma parte da população.
Mesmo que ainda existam locais onde o poder se dá desta forma, a maioria dos Estados na Terra, se organizam de tal maneira para que o poder não se centralize na mão de uma só pessoa. Como exemplo, a democracia representativa brasileira, na qual elegemos representantes para o Poder