Coment Rio Do Desempenho
A Duratex vem apresentando um bom desempenho frente a um ambiente de negócios altamente desafiador resultado de um ambiente de juros desfavorável e do elevado grau de volatilidade cambial e de endividamento dos consumidores domésticos, além de pressões inflacionárias na sua estrutura de custos.
No segmento de painéis, são destaques a base reduzida de incidência de Impostos sobre Produtos
Industrializados (IPI) de 3,5% (originalmente 5%), do lançamento do programa governamental Minha Casa
Melhor, de efeito limitado até o momento, mas que já chega a representar aproximadamente 5% da receita dos grandes varejistas, de acordo com informações obtidas junto a este canal, e dos prazos generosos de financiamento à aquisição de móveis que chega a 24 parcelas fixas mensais em alguns grandes varejistas.
Como resultado, e segundo dados da ABIPA (Associação Brasileira da Indústria de Painéis), a venda de painéis no mercado doméstico apresentou um avanço nos volumes expedidos de 4,4% (volume combinado de
MDF, MDP e Chapa de Fibra) no período de janeiro a setembro de 2013. No trimestre, identificamos uma desaceleração pontual na reposição de estoques no mês de julho, como provável resultado da onda de protestos ocorrida na segunda metade do mês de junho, o que prejudicou as vendas no varejo de uma maneira geral. Neste ambiente, o desempenho das expedições da Divisão Madeira foi de crescimento aproximado de 1,0%, abaixo, portanto, do ritmo do mercado em razão de uma antecipação de reposição de preços, ocorrida em janeiro de 2013, e consequente perda de participação de mercado no período, mas com ganho de margem.
A Divisão Deca, por outro lado, apresentou um desempenho bem acima da média setorial. O Índice
ABRAMAT, que mede as vendas do setor da construção, no mercado interno, apresentou evolução anual de
4,3%. No mesmo período, a receita líquida da Deca, também no mercado doméstico, apresentou expansão de
22,1%. Um melhor mix de produtos expedidos e maiores venda