Comenius e Anísio Teixeira
Comenius e Anísio Teixeira:
Biografia resumida;
Imagem do homem ideal;
Educação (como a criação interfere na educação).
Integrantes:
Ana Maria Pereira de Araújo.
Camila Pereira Gasques.
Luciana Guilger Veloso.
Rita de Cássia Essi Bazália de Assis.
Pedagogia, São Paulo, 2014.
Comenius
Comenius foi professor, cientista, escritor checo, pensador do século XVII e considerado fundador da Didática Moderna; pioneiro na proposta de uma educação democrática.
Na sua Didática Magna, com o ideal de pansofia, foi um dos primeiros a pensar na educação das crianças – sendo a primeira educação introduzida pelo colo da mãe, dentro dos lares - a reconhecer o valor da educação para elas, pregando também um ensinar “tudo a todos totalmente”, que inclui pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes.
Comenius organizou a didática em quatro períodos: a infância, a puerícia, a adolescência e a juventude. Procurou introduzir questionamentos sobre a educação de crianças menores de seis anos e o que elas deveriam aprender, no caso com conteúdos filosóficos. Nas temáticas completamente atuais que se encontram contempladas na sua proposta de educação, tais como: democratização do ensino, reforma das escolas, ensino não fragmentado, princípio de heterogeneidade educacional.
No século XVII, ele concebeu uma teoria humanista e espiritualista da formação do homem que resultou em propostas pedagógicas hoje consagradas ou tidas como muito avançadas. Entre essas ideias estavam: o respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação e uma educação sem punição, mas com diálogo, exemplo e ambiente adequado. Comenius pregava ainda a necessidade da interdisciplinaridade, da afetividade do educador e de um ambiente escolar arejado, bonito, com espaço livre e ecológico. “Apresenta a escola como sendo